a) valoriza e dá efetivo tratamento às reclamações, apresentadas por seus clientes;
b) conhece e compromete-se a cumprir e sujeitar-se as penalidades em lei;
c) analisa criticamente os resultados, bem como toma as providências devidas, em função das reclamações recebidas;
d) define responsabilidades quanto ao tratamento das reclamações;
e) compromete-se a responder ao Inmetro qualquer reclamação que o mesmo tenha recebido e no prazo por ele estabelecido.
a) Regulamentos e normas aplicáveis aos escopos específicos do Icepex;
b) Noções sobre as Leis nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências; e a Lei 9.933, de 20 de dezembro de 1999, que dispõe sobre as competências do Conmetro e do Inmetro, institui a taxa de serviços metrológicos, e dá outras providências;
c) Noções de relacionamento interpessoal;
d) Implementação e acompanhamento da Política para Tratamento das Reclamações;
e) Análise critica e revisões quando necessárias do procedimento para Tratamento das Reclamações.
Caso o solicitante da certificação não estiver de acordo com as decisões tomadas pelo ICEPEX em relação aos processos de certificação, o solicitante deve encaminhar uma Apelação através do preenchimento do formulário abaixo A Diretoria do ICEPEX encaminhará a apelação a quem cabe decidir, assessorado ou não por grupo ou pessoa não envolvida na questão.
Sempre que o ICEPEX receber uma apelação, confirmará o recebimento da mesma ao apelante e lhe fornecerá relatório de andamento.
Ao término do processo de apelação, o ICEPEX enviará ao apelante uma notificação formal.
Caso queira informações de produtos e sistemas certificados pelo ICEPEX, acesse os bancos de dados do Inmetro ou encaminhe-nos um e-mail informando o código de barras e a descrição, no caso de produto, ou o número do certificado e nome da empresa em caso de sistema ISO 9001:2015.