Sugestões e Reclamações

Política de Tratamento de Reclamações

O Departamento da Qualidade do Icepex (DQI) é a responsável pelo tratamento às reclamações. O Icepex possui uma Política de Tratamento das Reclamações, que:

a) valoriza e dá efetivo tratamento às reclamações, apresentadas por seus clientes;
b) conhece e compromete-se a cumprir e sujeitar-se as penalidades em lei;
c) analisa criticamente os resultados, bem como toma as providências devidas, em função das reclamações recebidas;
d) define responsabilidades quanto ao tratamento das reclamações;
e) compromete-se a responder ao Inmetro qualquer reclamação que o mesmo tenha recebido e no prazo por ele estabelecido.

O Icepex possui um de programa de treinamento para o Tratamento das Reclamações, tendo como principio:

a) Regulamentos e normas aplicáveis aos escopos específicos do Icepex;
b) Noções sobre as Leis nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências; e a Lei 9.933, de 20 de dezembro de 1999, que dispõe sobre as competências do Conmetro e do Inmetro, institui a taxa de serviços metrológicos, e dá outras providências;
c) Noções de relacionamento interpessoal;
d) Implementação e acompanhamento da Política para Tratamento das Reclamações;
e) Análise critica e revisões quando necessárias do procedimento para Tratamento das Reclamações.

O ICEPEX dispõe de instalações e canais de fácil acesso pelos clientes que desejarem formular reclamações, são eles: site, telefone ou no próprio escritório, utilizando-se dos recursos próprios.
Toda reclamação/sugestão recebida é registrada em um formulário e planilha específicos para registro do tratamento dado as reclamações até o encerramento.
O Icepex mantém em seu procedimento uma política de tratamento e fechamento da reclamações recebidas, assim como sua análise critica.

Tipos de Reclamações

  • Reclamação referente aos serviços prestados e/ou procedimentos adotados pelo ICEPEX;
  • Reclamação de algum produto e/ou empresa com Sistema de Gestão certificado pelo ICEPEX.

Apelação

Caso o solicitante da certificação não estiver de acordo com as decisões tomadas pelo ICEPEX em relação aos processos de certificação, o solicitante deve encaminhar uma Apelação através do preenchimento do formulário abaixo A Diretoria do ICEPEX encaminhará a apelação a quem cabe decidir, assessorado ou não por grupo ou pessoa não envolvida na questão.

Sempre que o ICEPEX receber uma apelação, confirmará o recebimento da mesma ao apelante e lhe fornecerá relatório de andamento.

Ao término do processo de apelação, o ICEPEX enviará ao apelante uma notificação formal.

Informação sobre produtos certificados

Caso queira informações de produtos e sistemas certificados pelo ICEPEX, acesse os bancos de dados do Inmetro ou encaminhe-nos um e-mail informando o código de barras e a descrição, no caso de produto, ou o número do certificado e nome da empresa em caso de sistema ISO 9001:2015.