Respiradores Purificadores de Ar e Respiradores de Adução de Ar

CERTIFICAÇÃO DE RESPIRADORES PURIFICADORES DE AR E RESPIRADORES DE ADUÇÃO DE AR 

A Portaria MTP nº 672/2021 define os critérios para a Certificação Compulsória de Respiradores Purificadores de Ar e Respiradores de Adução de Ar, em complemento ao RGCEPI.

O objetivo é garantir a proteção das vias respiratórias dos trabalhadores contra contaminantes presentes no ar, como poeiras, névoas, fumos, gases e vapores, conforme as normas técnicas aplicáveis.

Durante o processo de certificação, os respiradores passam por ensaios em laboratórios credenciados, que avaliam a conformidade com requisitos de desempenho, construção e segurança, considerando os diferentes tipos de cobertura facial, filtros e características de funcionamento.

A certificação é realizada por modelo, considerando equipamentos com o mesmo projeto, tipo de respirador (purificador ou de adução de ar), cobertura das vias respiratórias (peça um quarto facial, semifacial ou facial inteira), classe de filtro (P1, P2, P3, químicos ou combinados), matéria-prima, características construtivas e funcionalidades específicas.

Somente os respiradores aprovados no processo de certificação estão aptos para uso e comercialização no Brasil, garantindo a segurança de profissionais expostos a ambientes contaminados e contribuindo para a prevenção de doenças ocupacionais.

 

IMPORTANTE:

O ICEPEX possui uma equipe especializada na certificação de aparelhos eletrodomésticos, com auditorias realizadas no Brasil e no exterior, proporcionando uma excelência técnica e de atendimento já consolidada e reconhecida em outros escopos.

• Para conhecer mais detalhes sobre os modelos de certificação clique aqui.
• Para solicitar um orçamento clique aqui.
• Para mais informações a respeito, procure um dos nossos Representantes Comerciais.