Somos um organismo de certificação de produtos (OCP-0046) e sistemas de gestão ISO9001 (OCS-0049) acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO – CGCRE, que conduz e concede a certificação de conformidade de produtos, nos âmbitos compulsório ou voluntário (fora do âmbito do SBAC), usando como base as normas nacionais, regionais e internacionais ou regulamentos técnicos.
O atendimento do ICEPEX é um de seus grandes diferenciais no mercado. A equipe é treinada para atender todos os requisitos exigidos e viabilizar de forma ágil a realização dos processos de certificação. A vocação de seus profissionais é realizar a certificação de produtos de forma ética e ágil, acompanhando a evolução do setor, buscando e aplicando constantemente soluções que agreguem valor as empresas solicitantes, fabricantes e importadoras, e protegendo a sociedade e o consumidor.
“Assegurar de forma comprometida com a confidencialidade e a segurança da informação, por meio de sistema de gestão integrado, a excelência da certificação de produtos e serviços, buscando a melhoria contínua do processo, resultando na proteção do consumidor.”
Revisão 06 – 14/04/2021
Com transparência e confiança o ICEPEX apresenta o Presidente de seu Conselho Diretor, o Presidente: Sergio Eduardo Monteiro Diogo.
O Conselho Fiscal do ICEPEX reúne-se anualmente com as devidas responsabilidades previstas no titulo VI art. 28º do Estatuto Social.
Responsabilidades:
• Garantir a estabilidade financeira do ICEPEX;
• Supervisionar os livros contábeis;
• Ser imparcial e livre de quaisquer pressões comerciais, financeiras e outras, que possam influenciar sua análise.
O Conselho Consultivo e Imparcialidade tem a responsabilidade de avaliar se o ICEPEX está cumprindo com as diretrizes e políticas estabelecidas pelo SBAC ou outro sistema nacionalmente reconhecido, além de contribuir com sugestões advindas da sociedade brasileira. Sugestões estas que deverão ser consideradas na elaboração das políticas estratégicas do ICEPEX. O ICEPEX, na figura da sua Alta Direção, entende a importância da imparcialidade na realização de suas atividades de certificação de sistemas de gestão e produtos, gerencia os conflitos de interesse e assegura a objetividade dessas atividades de certificação. Para tanto, o Conselho Consultivo e Imparcialidade tem também as seguintes responsabilidades:
• Auxiliar na elaboração da política de imparcialidade de suas atividades de certificação;
• Contrapor-se a qualquer tendência, da parte do organismo de certificação, a permitir que considerações comerciais ou de outro tipo impeçam a objetiva prestação dos serviços/atividades de certificação;
• Aconselhar sobre aspectos que afetem a confiança e imparcialidade na certificação;
• Analisar e aprovar o relatório de Mapeamento de Risco a Imparcialidade.
O ICEPEX possui um comitê próprio, formado pela diretoria e por colaboradores internos, que se reúnem periodicamente visando a análise crítica do seu Sistema de Gestão Integrado e propondo melhorias que garantam a aplicação da sua Política da Qualidade e Segurança da Informação.
Este comitê se reúne também semestralmente para revisar e elaborar o Relatório de Mapeamento de Risco a Imparcialidade.
O ICEPEX possui um Código de Conduta que tem como finalidade direcionar todos os seus colaboradores as melhores práticas técnicas e comerciais e deverá ser sempre pautada pela obediência aos mandamentos da ética, da integridade moral e da honra individual ou coletiva, de modo que se pratique em qualquer ato perante qualquer semelhante confiança, lealdade, imparcialidade e respeito à privacidade e à dignidade da pessoa humana
O Comitê de Conduta, composto pelo Presidente, Vice-Presidente, o Advogado do Instituto e por um Representante dos profissionais do ICEPEX, a ser escolhido pela Presidência, deve a qualquer tempo avaliar permanentemente a atualidade e pertinência deste Código, bem como determinar as ações necessárias para a divulgação e disseminação dos mais elevados padrões de conduta e ética dentro da Instituição.
Compete ao Comitê de Conduta assumir o julgamento de casos de violação do Código de Conduta de qualquer gravidade, decidindo por votos, em reunião secreta, a atitude a ser tomada para com o profissional cujas regras aqui estabelecidas não observou.
O Icepex, na figura da sua Alta Direção, entende a importância da imparcialidade na realização de suas atividades de certificação de sistemas de gestão e produtos, gerencia os conflitos de interesse e assegura a objetividade dessas atividades de certificação.
Para tanto, mantém um Comitê de Imparcialidade que tem, entre outras, as seguintes responsabilidades:
Auxiliar na elaboração da política de imparcialidade de suas atividades de certificação;
Contrapor-se a qualquer tendência, da parte do organismo de certificação, a permitir que considerações comerciais ou de outro tipo impeçam a objetiva prestação dos serviços/atividades de certificação.
Aconselhar sobre aspectos que afetem a confiança e imparcialidade na certificação.